quarta-feira, 1 de maio de 2013

AVISOS DE RECAÍDA NA RECUPERAÇÃO








 As fases e sinais de aviso de recaída -

 (sintomas de disfunção externas e internas) 




Em 1973, um dos meus gurus, Terence Gorski não imaginava que seu livro "Permanecer Sóbrio - Um guia de Prevenção à Recaídas" seria usado ainda hoje. Infelizmente do mesmo jeito que foi escrito em uma época em que as drogas da moda eram o LSD, a maconha e o álcool que não era considerado como droga.


 Então várias clínicas dissecaram partes do livro que falam em PPR. Os tempos mudaram, as drogas são mais pesadas e o traficante não é mais o pipoqueiro da esquina. Eu tive acesso a esse trabalho muitos anos atrás e o reescrevi fazendo uma compilação, mantive os títulos mas o conteúdo está diferente. 

Em breve vou juntar tudo, porque falta muita coisa minha também e montar um ebook para acesso. Algumas apostilas vou distribuir por download assim que o blog ficar novo, novo template com opção de download, newsletter e outras coisas.

 Estou postando apenas PPR. Mas depois vou voltar um pouco para falar como prometi na postagem: "Recuperação Parcial" sobre o gráfico dos pontos de estrangulamento que está dentro do PPR também e para isso vou voltar mais ainda para o "Modelo de Recuperação Evolucionário", pois estão todos interligados. 

Mas agora vamos com o PPR porque esta parte dos sinais é muito longo. O processo de recaída leva quem está em recuperação a sentir dor e desconforto sem usar. Gorski fez um estudo usando 118 adictos em recuperação e todos tem quatro coisas em comum:
 1. Completam um programa;
 2. Admitem que estão em recuperação e não podem usar com segurança; 
3. Tiveram alta com a consciência de continuarem sóbrios com AA e atendimento profissional;

 4. Então voltaram a usar mesmo com seu compromisso inicial. Nesses estudos identificou 47 sinais e os dividiu em 11 fases que vamos tratar agora.


Abraços a todos. 
César Augusto Pereira

Um comentário:

  1. Olá, pelo que pude perceber você não mais utiliza este Blog né. Uma pena.

    ResponderExcluir