terça-feira, 8 de janeiro de 2013

OS DOZE PASSOS - TEMÁTICA

OS DOZE PASSOS

1.      “Admitimos que somos impotentes perante nossos hábitos, vícios e  emoções (adicção) e que tínhamos perdido o controle de nossas vidas.”
Este é o passo da rendição e da consciência. É necessário:
Admitir a impotência ao que me descontrola;
Aceitar as derrotas na minha vida;
Assumir a responsabilidade da recuperação.
Perceber que sozinho eu não consigo, que preciso de ajuda com pensamentos, sentimentos, dificuldades e com o que não consigo lidar.
Precisamos desta ajuda por estarmos confusos, perdidos e enlouquecidos.

2.      “Viemos a acreditar que um poder superior a nós mesmos poderia nos devolver à sanidade.”
Este é o passo da esperança e da fé.
A maior derrota e insanidade foi o isolamento;
Ele diz que alguém pode nos ajudar. Como?
Acreditando que esse alguém pode.

3.      “Decidimos entregar a nossa vontade e as nossas vidas aos cuidados de Deus, na forma em que “O” compreendíamos.”
Este é o passo da confiança e da verdadeira rendição com ação;
Renuncia das minhas verdades e vontades;
Estou disposto a entregar e deixar que “Ele” me ajude?

4.      “Fizemos um minucioso e destemido inventario moral de nós mesmos.”
Este é o passo da faxina interior. Entrar em paz comigo;
Resgatar/relembrar a moral - atitudes perante o mundo, responsabilidade;
Jogar tudo para fora no caderno.

5.      “Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano a natureza exata de nossas falhas.”
Este é o passo para curar as feridas: se perdoar e aceitar a família de onde viemos.
Consertar o que está quebrado. O retorno, se conhecer, reelaborar a própria história, reciclar;
Ver o que presta e pegar de volta, reorganizar o que está errado;
Adormecer o “Ursão” todos os dias - os meus defeitos;
Matar o “Leão” todos os dias - as minhas vontades.

6.      “Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse nossos defeitos.”
Este é o passo que me dá condições de mudar:
Precisa de maturidade emocional - alcançar a idade adulta - fazer a minha parte;
Separar o adulto do adolescente - é a continuidade do 1º passo pois até o quinto são passos de ação e do 6º ao 12º de espiritualidade;
Vai trabalhar o 4º passo - insegurança, molecagem, danos causados;

7.      “Humildemente rogamos a ele que nos livrasse de nossas imperfeições.”
Passo de humildade, a humildade de reconhecer meus defeitos;
Este passo também é de ação, pois devo ter boa vontade para por para andar minha recuperação; deixo Deus agir e faço minha parte.

8.      “Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e dispusemo-nos a reparar os danos a eles causados.”
Passo para tomar consciência e entrar em paz com os outros:
1º pessoa da lista: Eu
Começar com o mais simples - oportunidade de melhorar a moral.

9.      “Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando faze-las significasse prejudicar essas pessoas ou outras.”
Passo para sair da toca e consertar os erros: Não confundir reparação com aprovação;
Não é para esperar o perdão do outro e sim o meu próprio perdão;
Esperar ao menos um ano para faze-las - quando estiver fortalecido;
Lembrar que a melhor reparação é se manter limpo e agir corretamente.

10.  “Continuamos a fazer um inventario pessoal e quando estávamos errados nós admitíamos prontamente.”
Passo da manutenção e lapidação: reconhecimento do que está no 4º passo;
Ajuda no sexto e sétimo passo com a avaliação diária.

11.  “Procuramos através da prece e da meditação, melhorar o nosso contato consciente com Deus, na forma em que “O” compreendíamos, rogando apenas pelo conhecimento da “Sua” vontade em relação a nós e forças para realiza-la.”
Passo do recolhimento interior com Deus:
Na sala vou olhar para o meu outro “eu” (espelho) pela identificação;
O contato consciente é praticado com o próximo também pois Deus se manifesta através dele.

12.  “Tendo experimentado um despertar espiritual graças a estes passos, procuramos transmitir este mensagem a outros adictos e praticar estes princípios em todas as nossas atividades.”
Este é o passo do apostolado:
É praticado na sala para levar a mensagem do que funcionou ou não;
Também é o resgate pelo exemplo da prática em “todas as nossas atividades”, a melhor maneira de se levar a mensagem, pelo exemplo.

Estes passos são os princípios espirituais para uma transformação consciente; primeiro dissolvendo a imagem que criamos para ser aceitos pelo outro e nos proteger do mundo, a imagem muitas vezes falsa do que somos e que quando é arranhada por alguém ou alguma situação que nos desaprove ou contrarie faz com que o nosso orgulho seja afetado de uma forma tal, que nos descontrolamos, muitas vezes causando transtornos a nós e ao outro. Conseguindo praticá-los em conjunto com a T.R.E. podemos impedir que emoções em desequilíbrio ditem nosso comportamento. Ao estudá-los percebemos que apenas o primeiro passo fala em abandonar a substância os outros onze falam em transformação e qualidade de vida. Existem três pontos básicos para nos levar a uma dependência, seja ela qual for.

        1 - Não estou bem do jeito que estou. Existe um vazio dentro de mim, que precisa ser preenchido.
        2 - Existe algo ou alguém fora de mim que pode preencher este vazio.
        3 - Minha felicidade depende do encontro dessa substância, posse, pessoa ou situação.

E dessa maneira as pessoas acabam indo de encontro à Adicção:


Adicção consiste em uso habitual de substâncias alteradoras do humor (álcool, drogas, tranquilizantes, etc.) ou de comportamentos (jogo, trabalho, comida, sexo) que é caracterizado pela tolerância à substância/comportamento (busca crescente da substância /comportamento se faz necessária para obter o mesmo efeito) e pela perda de controle (uso continuado apesar das consequências negativas).
“A dependência química consiste na adicção de drogas lícitas ou ilícitas, ela é progressiva, incurável e fatal.”
(Definição extraída da literatura de apoio de Hazelden - Minessota)



Um comentário:

  1. parabens pelo site.....se puder me mande novas tematicas pelo meu email... estevam.d.longo@gmail.com
    Deus abençoe

    ResponderExcluir