segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

O princípio da recuperação – Os seis estágios


  • O princípio da recuperação – Os seis estágios


            A recuperação e a posterior transformação podem até parecer complexas, mas não são e existem três princípios básicos para a busca.
1-A admissão total e completa do primeiro passo- reconhecer que é portador de uma doença biopsicossocial e que ela pode ser progressiva, incurável e fatal. Esta doença prejudica sua habilidade para controlar o uso do químico e viver produtivamente; uma vez instalada, leva o indivíduo ao descontrole total de seus atos e as conseqüentes derrotas do emocional, espiritual e físico.
2-Uma das doze tradições diz que o principal requisito é o desejo sincero de parar de usar. Este é outro dos princípios, a abstinência total e absoluta. A fase aguda da abstinência pode durar até 15 dias nos casos mais crônicos, mas na fase demorada existem problema ou seqüelas que podem levar até dez anos para serem resolvidas devido ao trauma que causaram. Para o químico sair completamente do organismo pode- se dizer que é preciso um prazo de cinco anos, tempo necessário para a renovação do sangue, no entanto, muitos consultores pregam que na realidade pode-se levar até sete ou oito anos, e os problemas mais sérios até dez anos, dependendo muito da vida que se leva. Uma vida sedentária leva mais tempo do que se tivesse uma vida saudável com dieta, exercícios e relaxamento.
3-O último princípio, como pregam Gorski e outros, é o mais difícil, pois envolve muito os sintomas da Síndrome da Abstinência Demorada- (SAD) É simplesmente a vivência dos passos, principalmente do décimo: admitir e aceitar um programa diário de recuperação que dará apoio para crescer passo a passo um dia de cada vez, “só por hoje”. É todo um trabalho progressivo. Existem pessoas que sofreram tanto que se tornaram paranóicas e, ao menor sinal de deslize, se apavoram, gerando assim mais stress.
            O processo de recuperação é evolucionário. Isto significa que é um processo de crescimento e desenvolvimento que progride de tarefas básicas para outras mais complexas. Esta progressão começa com a abstinência(aprender como parar de usar), depois para a sobriedade(aprender como lidar com a vida sem usar), depois para uma vida confortável(aprender a viver confortavelmente enquanto em abstinência),depois para uma vida produtiva(aprender como construir uma maneira de viver sóbrio significativa).

            Este processo tem seis períodos de evolução, cada um com objetivos principais.

   Período de evolução                                           Objetivo

1.    Pré tratamento                                             Reconhecer a adicção.
2.    Estabilização                                               Lidar com a crise de abstinência.
3.    Recuperação inicial                                    Aceitação de como lidar com a vida sem químicos.
4.    Recuperação média                                    Vida equilibrada.
5.    Recuperação final                                       Mudança de personalidade.
6.    Manutenção                                                Crescimento e evolução.

Este é o Modelo de Recuperação Evolucionário (MRE) e ele sugere que uma recuperação com sucesso depende de se completar tarefas específicas de recuperação em uma certa ordem. Conclusão, em primeiro lugar em uma escala progressiva deve-se aprender a parar e pensar antes de agir, lidar com os problemas e dificuldades sem usar e se colocar produtivamente à vontade para reconstruir a sua vida sem riscos. Muitos ao estarem com poucos meses sem usar tem a tendência de pensar que podem usar outra vez sem perder o controle, lembram apenas do prazer e esquecem a dor. Duas pessoas não se recuperam da mesma forma, a recuperação é um processo muito pessoal, e, por este motivo, deve-se usar sempre um modelo básico adaptado á realidade de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário