sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

4 FUNDAMENTOS da RECUPERAÇÃO


PROGRAMA DE TRANSFORMAÇÃO CONSCIENTE.

ASSUMINDO COMPROMISSO COM A VIDA SEM DROGAS

"Conscientização, esclarecimento, abordagem, prevenção e tratamento da dependência química para uma qualidade de vida melhor nas famílias e reintegração social"

FUNDAMENTOS:
Muitos devem se perguntar o porquê de ser chamado Programa de Transformação Consciente, ele é baseado em uma filosofia Humanista que vai de encontro com a filosofia do "Cura-te a ti mesmo" de Edward Bach, que foi o médico homeopata inglês que desenvolveu os Florais de Bach. Muito há o que falar do assunto, mas o básico é que transformação é o processo de se tornar consciente dos muitos níveis em que nossas escolhas são feitas e de aprender o que nós criamos como resultado dessas escolhas. É o processo de autoanálise, que permite a pessoa dependente ou compulsiva, compreender a responsabilidade que tem pelo que está acontecendo a si mesmo e a quem está próximo. Não existe cura química para feridas emocionais, nem cirurgias que retirem o que não queremos lembrar. É necessário todo um processo para transformar as mágoas interiores em aprendizado que regenere, e não que açoitem e destruam o paciente.
Os padrões negativos sejam emocionais, psicológicos, físicos ou espirituais se encaixam nas quatro áreas básicas dos desafios humanos, independente das situações específicas de cada dilema humano. A causa real da angústia de qualquer pessoa tem a ver com a circunstância que gerou sentimentos de insegurança vindos de: questões de poder, de sabedoria, de responsabilidade e de amor.

PODER - Todo ser humano precisa encontrar o caminho interior para o auto-fortalecimento. Esta força está baseada em uma profunda atenção à autoestima, dignidade pessoal, aos princípios espirituais e ao amor próprio, ser capaz de participar da troca natural da vida. Aprendemos isso com o Programa dos Doze Passos.
Dar e receber, ser flexível, sensível às necessidades dos outros e de si mesmo, buscar aquilo que precisa com confiança e força interior. Este poder não pode ser comprado. É conseguido através do desenvolvimento das qualidades do espírito. Disputas de poder acontecem constantemente desde relacionamentos até em ser o melhor na profissão. Ter sempre razão, não dar valor a opinião do outro, a necessidade de criticar ou controlar acontecem pela falta de poder pessoal.

RESPONSABILIDADE - Aprender a ser responsável por si mesmo e pela realidade que cria é um desafio. Nossas escolhas nos levam a muitas direções e as drogas e os comportamentos compulsivos nos tiram a capacidade de escolhas. É muito tentador encontrar e se entregar a outra pessoa com personalidade mais forte, abrir mão de nosso poder de escolha para deixa-la tomar conta de nossa vida e de todas as responsabilidades que seriam nossas. A realidade é que nós somos responsáveis por nós mesmos. Pela qualidade de nossa vida, pelas nossas atitudes, pelas nossas falhas e sucessos, e pela nossa saúde. Mas estamos sempre nos deparando com a vontade de ter alguém para nos completar ou responsabilizar pelo que acontece conosco.

SABEDORIA - A capacidade de procurar aprender com as situações que acontecem em nossas vidas. Mas uma das características da Adicção chama-se "Insanidade", não aprendemos com nossos erros, repetimos os mesmos erros procurando conseguir resultados diferentes. É a "Oração da Serenidade que diz para nos ser dada pelo nosso Poder Superior a Serenidade necessária para aceitar aquilo que não podemos modificar ter a Coragem para modificar aquilo que podemos e a Sabedoria para distinguir umas das outras" Esta oração é mais longa, mas falaremos dela depois. A vida é uma viagem de aprendizagem, portanto, não há situação, por mais dolorosa que seja que não possa nos ensinar algo. É um desafio romper os padrões de experiências difíceis que se repetem ou de ultrapassar períodos em que parece que temos uma nuvem negra sobre nossas cabeças. A única maneira de se libertar é procurar o ensinamento que está presente em cada desafio. Um Tratamento é um desafio, uma Recaída também e a Vergonha de ter a Aceitação para encarar as pessoas que acreditaram em nossa capacidade também é outro. Para quem consegue este ensinamento para fazer diferente a vida continua, para os outros ela se torna uma série de experiências amargas.

AMOR - Todos nós precisamos dele, florescemos com ele ou morremos sem ele. Precisamos aprender a amar, dizem que não é possível aprender um sentimento, mas, amor não é só sentimento, é verbo de ação. Em Tratamento aprendemos a amar sem perceber qdo fazemos o Nono Passo conosco, reaprendendo a nos cuidar, a cuidar de nossas coisas, de nossas relações, isso é fazer uma auto reparação sem ter aprendido este passo ainda. Por isso muitos dizem que ao fazer a relação de danos causados devemos nos colocar em último lugar da lista, eu não concordo, pois assim como no Programa de Transformação Consciente o residente já começa a fazer um diário desde o começo do Tratamento, ele já está praticando o Décimo Passo sem saber, nesta relação ele está em primeiro lugar sem saber fazendo a reparação de aprender a se amar, pois quem ama cuida. Mas infelizmente preenchemos nossas vidas com substitutos para o amor tais como sexo, dinheiro, controle sobre o outro ou relacionamentos doentios, manipula-se por amor e termina-se gerando a incapacidade de dar ou receber amor gerando experiências estressantes em suas vidas. A origem de grande parte de nossas doenças emocionais
Que se tornam físicas com o tempo sendo somatizadas pelos chackas em desequilíbrio (falaremos deles na parte dos florais) está nas questões relacionadas com ele: rejeição, raiva, ressentimento, busca de aprovação (medo de não ser amado ou aceito), insegurança, decepções, amargura e etc. Um bom livro para se entender isso é "A doença como caminho", não me lembro dos autores agora, mas depois eu falo quem são.
Estes são os 4 fundamentos do Programa de Transformação Consciente. Todo trabalho dentro de uma clínica deveria ser revisto e melhor trabalhado. Não digo que meu programa seja a resposta, mas é melhor do que muita coisa que está sendo aplicado. Espero que gostem do que vão ver.
 
César Augusto Pereira

2 comentários:

  1. Bem haja por mais este contributo para o bem comum. Obrigada! Beij de coração

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Mas quem é você? Não conheço esse nome. Vou continuar na dúvida. Mesmo assim obrigado por me visitar. César

    ResponderExcluir