domingo, 6 de janeiro de 2013

NEGAÇÃO - COMO PARECE E COMO SE SENTE


NEGAÇÃO COMO PARECE

COMO PARECE E COMO SE SENTE

As quatro principais formas que as pessoas usam para negar são:

1 - Recusar em aceitar a realidade: a característica são frases como, "não creio", "não pode ser verdade". Então começamos a ter comportamentos como se o acontecimento, perda ou problema não estivessem acontecendo.

2 - Negar ou minimizar a importância da perda: admitimos a realidade do que passou, mas insistimos que não é importante como dizem. Não consideramos o problema importante.

3 - Negamos qualquer sentimento da perda: repressão emocional. Podemos agir e parecer como se não fosse importante.

4 - Fuga mental: evitamos os acontecimentos, mentalmente de várias maneiras. Dormir demais para escapar. Ficar hiperativos pulando de uma atividade para outra. Ficar obsessivos e compulsivos. Perder-nos na televisão, rádio, jornais.

Quem está evitando a realidade podem ir longe para evitar situações que confrontam seu sistema de negação e tendo muito trabalho para evitar a verdade. Os adictos são conhecidos por levarem suas vidas de forma que seja um suporte para a negação.

COMO SE SENTE
1 - Pode se sentir desesperada, sozinha, pouco à vontade, confusa, assustada, ansiosa, culpada, vulnerável ou até fora de controle.

2 - Ao contrário pode não sentir nada. As emoções estão fechadas, frias ou reprimidas. Estão para baixo
.
3 - Responde às situações de forma inadequada. Alegria quando momento é de tristeza, infelicidade ou raiva quando outro sentimento seria mais apropriado.

4 - Sentimo-nos cansados por causa da fuga no sono, quem nega pode sentir um cansaço fora do comum por causa da negação, pois o processo é cansativo. Evitar a realidade é como manter uma bola grande debaixo d'água. Pode ser feito, mas exige energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário