sábado, 26 de janeiro de 2013

Vida Equilibrada na Dependência Química





Vida equilibrada



O objetivo da recuperação é reavaliar as crenças, os hábitos, os valores e os conceitos, ter uma vida produtiva e, para isso, os hábitos devem ser desenvolvidos e serem saudáveis.
            O que vem a ser uma vida equilibrada? Para muitos não adictos já é difícil e para eles? Talvez sim, talvez não. Tente imaginar uma pessoa que tenha vivido uma vida desregrada, sem horários, sem ter tido uma família funcional ou não- adictiva, que começou a usar o químico muito cedo, assim estacionando o amadurecimento emocional natural, não permitindo que o seu organismo crescesse e se desenvolvesse naturalmente, que aprendeu a enganar por ter sido enganada, que descobriu muito cedo o significado da dor, da vergonha e do sofrimento.
        Como essa pessoa pode, de uma hora para outra, ser como os demais, como as pessoas ditas “normais”? Talvez, o amadurecimento se acelere devido a uma determinada frase: “Eu não quero mais sofrer”. Isso vai trazer dor, pois de imediato vai retirar de sua vida o químico, ou seja, o seu alívio imediato para onde “corria” quando estava contrariado. Depois, terá que ter disciplina com um programa sério e mudar o pensar, o sentir, o reagir e o criar.

        Uma vida equilibrada significa ser saudável física e emocionalmente, é viver em harmonia com responsabilidade. Equilibrar o trabalho, o lazer, diversões, família, saber dividir o tempo de forma que haja um espaço para cada coisa.
Um adicto em fase inicial de recuperação dificilmente conseguirá se manter assim trabalhando o dia todo e estudando à noite, não terá tempo para a família e o lazer, imagine para o esporte. Será uma recuperação incompleta, pois não cuidará do corpo, do resgate ou criação do relacionamento familiar e não descobrirá outras formas de prazer, como o lazer, passeios ou diversões. Terá uma recaída em breve, pois também não terá tempo para a sua recuperação, o stress irá domina-lo e a insatisfação tomará conta, automaticamente sua memória e o seu corpo se lembrarão da época em que usava algo que lhe dava alívio imediato.
       
Como está trabalhando e estudando, a família está contente, pois pensa que é só isso e ele se questiona: “Que mal há em usar um pouquinho? Afinal, mereço algum prazer”. Neste momento, a negação toma conta e se não tiver um programa de Doze Passos e um acompanhamento... Adeus amigos, trabalho, família e estudos.
        Portanto, vamos trocar a satisfação e o alívio em curto prazo por uma vida gratificante, produtiva e significativa. Alimentação, sono regular e exercícios físicos ajudarão a cuidar da saúde e a reconstruir o corpo e a mente, pois quando o físico está em ordem é mais fácil pensar no resto e souber dosar com equilíbrio.
        Uma vida saudável baseia- se no cuidado com as relações sociais, mantendo bons amigos, daqueles que realmente se importam com o adicto, sendo importante também relaxar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário