terça-feira, 22 de janeiro de 2013

M.R.E.- OS SEIS ESTÁGIOS RESUMIDOS


M.R.E.- OS SEIS ESTÁGIOS  RESUMIDOS


1 - O período de pré- tratamento

      O objetivo principal desta período é reconhecer a presença da adicção. Reconhecer que perdeu a habilidade para controlar o uso e que não é mais um usuário normal. Neste período aprende-se pelas conseqüências do comportamento que não se pode mais usar. Isto acontece quando se tem problemas devido ao uso, quando se tornam mais severos tenta a troca ou negociação, do whísky para o vinho e depois para a cerveja, da cocaína para a maconha e assim por  diante, quando isto falha tenta-se parar para provar que consegue controlar e finalmente a derrota é admitida. Isso pode acontecer depois também, no caso de alguém ser obrigada a um tratamento devido a dirigir embriagado antes de aceitar que a bebida é um problema. O reconhecimento da adicção no caso vem como resultado do tratamento.

2 - O período de estabilização

            Durante a estabilização o objetivo maior é reconquistar o controle do processo de pensamento, julgamento e comportamento. Não estará estabilizado enquanto não for capaz de pensar claramente, identificar e reconhecer sentimentos, lembrar de coisas, exercer julgamento e controle do comportamento. Também envolve a administração de problemas físicos e psico-sociais que podem ameaçar a recuperação inicial.

3 - O período de recuperação inicial

            Neste período o objetivo principal é aceitar a doença da adicção e aprender como funcionar sem drogas ou álcool. Este período repousa muito sobre um programa de recuperação estruturado que protege de stress excessivo da vida no dia a dia. Um programa de recuperação estruturado permite que aconteça um período de cura física. Um programa de nutrição apropriado e administração do stress devem ser estabelecidos para dar alívio aos sintomas da SAD. Este programa cria um ambiente que dá condições ao adicto a sua família a educar-se sobre a natureza e severidade das estruturas da adicção e co- dependência. O objetivo é ensinar a viver tão normal quanto for possível com o uso de um programa de recuperação. Uma vez que esta recuperação inicial ocorra, abstinência total, sobriedade e uma vida produtiva podem ser mantidas com um programa de recuperação menos restritivo que o que exige durante a estabilização e a recuperação inicial.

4 - O período de recuperação médio


            Neste período o objetivo é a mudança no estilo de vida. Uma vida centrada na adicção, um estilo de vida que precisa do uso de químicos para lidar com stress que resulta da adicção. No início da recuperação esta maneira de viver foi substituída por  um programa estruturado, desenvolvido pelo pessoal do tratamento, te ajudando a começar a recuperação. No meio da recuperação o desafio é desenvolver gradualmente uma maneira normal e equilibrada de viver. Estando bem e saudável, trabalhando a aceitação da adicção, começa a estabelecer uma estrutura de vida normal, ao invés de focalizar sobre não usar, focaliza sobre uma vida normal, trabalho e família. É difícil pois é típico que estabeleça uma vida centrada na adicção embora esteja abstinente, isto é acompanhado pelo uso de outras adicções comportamentais no lugar da adicção original.
            Uma vida equilibrada envolve um programa de recuperação ativo e menos intenso que no inicio da recuperação. Inclui atividades da recuperação, de família, e sociais com a família e amigos, tempo para auto- desenvolvimento e recreação, para exercícios próprios e dieta. Lidar com o stress e com as adicções substitutas são assuntos importantes para o meio da recuperação.

5 - Período de recuperação final


            O objetivo principal deste período é a mudança de personalidade pela evolução de uma saudável auto estima, a capacidade para relações íntimas saudáveis e a habilidade de viver feliz e produtivamente.
            É o momento de avaliar valores pessoais; crenças sobre o ser, os outros e o mundo, estruturas de vida auto destrutivas, habilidade nos relacionamentos e intimidade. Se você não tem a vida que gostaria, o final da recuperação é o momento de reestruturá-la. Algumas pessoas em fase final de recuperação não apresentam muitos problemas e nem sofrem a recaída. Elas vieram de lares funcionais. Na infância desenvolveram crenças e valores saudáveis e aprenderam estratégias para lidar construtivamente com a vida. Suas adicções interferiram com sua habilidade de viver produtivamente, para elas recuperação significa reabilitação, voltar a um nível prévio de saúde e bem estar.
            Outras pessoas em recuperação não são tão felizes. Cresceram em famílias disfuncionais ou adictivas, começaram a usar tão cedo que o crescimento emocional e o desenvolvimento foram detidos. Nunca tiveram crenças normais saudáveis e atitudes sobre a vida e como viver, muitos desenvolveram problemas emocionais não relacionados a suas adicções que resultaram em incapacidade para conseguir conforto e significado na sobriedade.
            É necessário para resolver estes assuntos relativos à infância ou adolescência analisar cuidadosamente com a ajuda de terapeutas habilitados as dinâmicas das famílias em que o adicto cresceu. Precisa identificar as crenças erradas que desenvolveu e que agora estão interferindo com uma sobriedade confortável e significativa. É necessário tomar decisões para mudar como você pensa e age em resposta aos desafios diários e aos problemas.
            Quando a maneira de viver é estabilizada, começa-se a querer um pouco mais, pode ser um momento perigoso porque a personalidade adictiva pode querer levar a uma maneira de viver dependente e o propósito da vida não é escapar da realidade. Quando queria viver pela via rápida ele sabia como conseguir a gratificação imediata. Para viver uma vida mais completa precisa fazer mudanças que podem ser temporariamente dolorosas

6 - O período de manutenção


            O objetivo aqui é uma vida sóbria e produtiva. Isto envolve manter um programa de recuperação efetivo. Identificar sinais de aviso de recaída, resolver os problemas diários e uma vida produtiva. A adicção é uma doença crônica que nunca termina. Uma pessoa em recuperação precisa manter uma vida centrada na sobriedade que dá condições de lidar com o stress, resolver os problemas e manter como prioridade a honestidade nos relacionamentos pessoais. Deve também ter consciência do potencial adictivo e evitar com cuidado adictivos químicos e comportamentos compulsivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário