quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

NEGAÇÃO Parte 2


NEGAÇÃO Parte 2
(adaptado em Melodie Beatie)


 Podemos negar sentimentos, pensamentos, acontecimentos, mudanças, situações, problemas, doenças e até a morte. Mas o que normalmente negamos são as perdas (já postado).
.      As pessoas perdem amor, pessoas amadas, autoestima, fé em Deus, confianca, sonhos, trabalho, saúde, dinheiro, posses, independência etc. Podem perder coisas importantes para si. mas que os outros dificilmente vêem como perdas.
.    Quando os adictos negam sua doença, continuam a usar até a morte ou loucura. Os co-dependentes negam que foram afetados pela doença e continuam a sofrer e a fazerem os outros sofrerem enquanto estiverem em Negação.
.      As pessoas que negam a realidade não estão admitindo nem resolvendo o problema, estão eliminando a possibilidade de mudanças. Nas 7 Etapas de uma Transformação (que adaptei em Glória Karpinski para avaliar em que estágio da recuperação a pessoa está) Falaremos muito em mudanças e a negação está inserida como uma maneira de se acomodar.
.      Nós a usamos para lidar com a dor ou problemas, não lide com eles. Não será a aceitação melhor? A aceitação, assim como a intervenção quando usada de forma correta e com carinho são excelentes Ferramentas Terapêuticas. A negação pode ser o primeiro passo para a aceitação.

É PARTE DE UM PROCESSO

Aceitação não é fácil, não reagimos imediatamente com serenidade à dor  ou aos problemas. Precisamos lutar contra aquilo que crê ou com aquilo que sente antes de poder aceitar uma perda ou doença. Temos que atravessar o processo.
.      Elisabeth Kubler Ross observou e documentou pela primeira vez o processo de cinco fases da dor/Luto (que já adaptamos em parte, como lidar com ele vira depois) em seu trabalho dentro de hospitais com doentes terminais. Ela os identificou pela maneira que a maioria dos terminais reagem aceitam sua morte prevista.
.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário