sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

NEGAÇÃO Parte 3


NEGAÇÃO Parte 3
(adaptado de Melodie Beatie)


 Alguns Centros de Tratamento crêem que esse processo dor/Luto estão intimamente ligados ao tratamento e recuperação de doenças compulsivas como a adicção sendo que esta doença traz tantas perdas.

.      Infelizmente não são todas que pensam assim e mantém um cronograma Cartesiano que já não funciona mais, está ultrapassado. usam apenas os Doze Passos (não digo que é pouco), alguns textos comuns que todos centros tem e reunião de sentimentos de onde o interno sai pior do que entrou pois os que dirigem as reuniões muitas vezes não sabem lidar com o sentimento dos outros. Acabam se tornando depósitos de gente, um grupo de apoio internado.

  .     Eu acredito e tenho meu cronograma semanal onde uso a literatura de apoio de Hazelden-Minessota que é completa com cada reunião para um tratamento de seis meses. As montagens das reuniões estão interligadas uma a outra em sequência do desenvolvimento do paciente. Assim não há confusão, a equipe pode se preparar antes de cada uma e no domingo para a semana. E as primeiras são de conscientização com a Negação e Luto seguidas das de TRE.

  . . O novo residente antes de qualquer coisa tem que ver essas reuniões de conscientização para colocar a mente dentro do lugar onde está, pois por pelo menos um mês a cabeça dele vai com certeza na rua pensando no que os companheiros estão fazendo, lembrando aventuras etc.

.      Este é um dos motivos pelos quais sempre lutei para levar os florais para jr clínicas. Eles vão trazer a mente para onde estão, fazer com que se interessem pelo que estão fazendo lá. Tomam a consciência de que a rua está na rua. Eles estão em outro lugar com os pés no chão.

 .     Podemos sofrer sempre que esperamos uma mudança, mesmo desejada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário