terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Trabalhando os passos do PPR


Os passos para trabalhar o PPR


cont. do item 2.

Se você não aprende com o passado ele volta para te assombrar. (insanidade - 2° passo)

3. Educação sobre a Recaída: aprender o que for possível sobre recaídas  e o que fazer para preveni-la.
Aqui caímos em um comentário infeliz de um leitor que nem respondi, deixei que outros leitores o fizessem.

Quanto mais informações tiverem sobre recuperação e recaída mais ferramentas vamos ter para manter Sobriedade. Recuperação como já disse antes não é apenas ir a uma sala ou clínica e parar de usar. As reuniões disponíveis, literaturas e temáticas em clínicas e as de temática e estudos de passos e estudos nos grupos (não sou contra as de partilha pois os espelhos são necessários, mas nelas a maioria só muda o personagem, as histórias são as mesmas) mais ainda os livros e folhetos de que os grupos dispõe e na maioria não são lidos ou estudados e que dispõem de ferramentas e exercícios ótimos que já usei com bons resultados. Mas grande parte não quer gastar.

Entender os sintomas da SAD (síndrome de abstinência demorada), o que pode acionar seus mecanismos, como preveni-los ou lidar com ela. Ser capaz de se familiarizar com os sinais de aviso e ser capaz de dar exemplo deles colocando-os em suas próprias palavras para ter certeza de que os em entendeu.

Ler apenas, como já falei antes não é o bastante, os sinais devem ser revisados e discutidos com outras pessoas. Por isso este não é um programa para ser feito sozinho e sim com mais pessoas ou reuniões específicas quando possível. Caso não seja encontrar alguém que possa te ajudar a estudá-los e aplicar em você. Em meu cronograma que montei para 6 meses (que podem ser mudados de acordo com o tempo de tratamento da clínica) 
continua amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário