sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O comportamento compulsivo na recaída


O papel do comportamento compulsivo na recaída

Comportamentos compulsivos são ações que produzem uma excitação intensa ou alivio e são seguidos por dor ou desconforto em longo prazo. Estes comportamentos podem ser internos (pensar, imaginar, sentir), ou externos (trabalhar, jogar, falar, etc.). Fazem-te sentir bem no momento, mas com o tempo te enfraquecem.

Muitos dos adictos que estão em recuperação de drogas/álcool se utilizam de comportamentos compulsivos como substitutos. Muitos desenvolvem um comportamento tão rigoroso que com o tempo pode interferir com a manutenção da sua recuperação.

Esta equação da adicção nos mostra claramente que:

DOR  +  DROGAS/ÁLCOOL = ALIVIO IMEDIATO  +  DOR FUTURA

Nos comportamentos é a mesma equação a não ser pelo fato de substituir as drogas pelo comportamento compulsivo

Principais comportamentos compulsivos

1.    Comer/fazer dieta: necessidade de comer compulsivamente quando nervoso, ansioso, tenso, etc. ou dietas compulsivas aliadas à obsessão por emagrecer, e a combinação  de comer compulsivamente seguidos por dietas ou vômitos (bulimia);
2.    Jogar: necessidade compulsiva de arriscar;
3.    Trabalhar/realizar: necessidade compulsiva de se manter ocupado, realizar coisas ou se exceder em tudo o que faz;
4.    Exercícios: necessidade compulsiva de estimular o corpo através de esforço físico;
5.    Sexo: necessidade compulsiva de ter experiências sexuais sem se satisfazer;
6.    Busca de emoções: necessidade compulsiva de experimentar grandes emoções ou intenso stress;
7.    Fuga: necessidade compulsiva de evitar as rotinas do dia a dia;
8.    Gastar: necessidade compulsiva de comprar/adquirir posses;

Saídas positivas para comportamentos compulsivos

Não é o que você faz que importe e sim como você faz. O comportamento compulsivo pode ser produtivo se for usado de uma maneira equilibrada não causando dor futura ou disfunção. Cada comportamento compulsivo utilizado seria como usar o químico, pois o objetivo é o mesmo: mudar o humor, desviar a mente e fugir da realidade, ele é usado para enfrentar a dor da realidade.
 Mas cada um destes oito tipos básicos tem comportamentos paralelos que são uma saída positiva realçando a realidade e ajudando a pessoa a lidar com a realidade com maior eficiência, ou seja, com equilíbrio e disciplina. Deve-se identificar e praticar um número de saídas positivas que dão prazer livre de dor. Principalmente no que diz respeito à ociosidade, manter-se ocupado com qualquer coisa que te interesse e te faça sentir-se útil para si e para os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário