quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Os Nove Passos para trabalhar o PPR -


- Os Nove Passos para trabalhar o PPR -

Como disse no post onde coloquei da forma que é conhecido, iria desenvolver do meu jeito os passos.

OS NOVE PASSOS PARA TRABALHAR A RECAÍDA

1° - ESTABILIZAÇÃO: conseguir autocontrole através da abstinência, desintoxicação e conscientização;
Significa que antes de fazer o plano de Prevenção o adicto deve reconquistar o controle dos pensamentos, memória, julgamento e comportamento caso o tenha perdido e. na realidade, o perdeu. Os pensamentos estão desconexos, eles viajam em todos os sentidos, o que poderia ter feito, dito ou não feito ou dito. As emoções.
A Dependência Química é chamada por muitos como a "doença dos sentimentos em confusão", pois estão desconectados do ser. Muitos DQ são ou se tornam bipolares ou sofrem de esquizofrenia. Os sentimentos e emoções oscilam entre a euforia e a depressão. Todos somos bipolares, mas em níveis mai s confortáveis e nos momentos certos. Já o adicto não, é de repente. Ele vai para o alto com exagero e euforia ou para baixo com depressão. Não consegue controlar suas reações.
A Memória se transforma, temos um tipo de memória que chamamos de "memória eufórica" onde nos lembramos de algo há muito tempo atrás, mas de uma forma exagero A. Ao nos darmos conta já não estamos mais presentes.
O Julgamento pode ser até pior do que o julgamento dos outros conosco. Pois quando recaídos não percebemos as reais intenções dos outros, uma palavra mal colocada, um olhar, um gesto, tudo isso para alguém que está em recaída pode ser um sinal de que está sendo julgado por algo que não aconteceu e a isso chamamos de paranoia, ele realmente acredita que é dele que estão falando e os julga por isso. Tem um Floral excelente para isso que é o Aspen. Ele trabalha nossa sombra, tudo o que negamos, sejam sentimentos ou atitudes. Eles se tornam uma sombra.
Abraços César Augusto
Continua na próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário