PPR - AS CRENÇAS ERRADAS
4 - As Crenças erradas na eficiência do tratamento:
. Muitos dos que
estão se recuperando fazem um esforço muito grande para isso. Procuram Terapia
de Grupo e aconselhamento, assistem regularmente algum grupo de ajuda mútua
mesmo assim falham na recuperação. Estas pessoas normalmente desenvolvem uma ou
mais crenças erradas e que são igualmente destrutivas.
. A primeira é a
de que nenhuma forma de tratamento ou grupo
de ajuda pode funcionar. E não é verdade, existem muitos casos de
pacientes com tendências a Recaídas que se recuperam ao aplicar em si o
programa de recuperação que não funcionou antes. Talvez a alguma restrição à
forma como o tratamento foi aplicado ou aos terapeutas que o aplicaram impedem
que o tratamento seja aplicado como se deve.
. Muitos recaem
várias vezes dentro de uma mesma metodologia exatamente por isso e fica a
pergunta: "Esse Programa realmente funciona ou é a forma que estou
recebendo?" As vezes é melhor procurar outro lugar que aplique o mesmo
programa ou tenha algo mais, por exemplo a maneira como é aplicado.
Outra crença
igualmente destrutiva é o oposto, me que o tratamento em um grupo mais o
aconselhamento profissional é 100% efetivo para qualquer um que queira se
recuperar e que a principal causa das Recaídas é a decisão de se desligar do tratamento. Com
esta crença quando falham no tratamento, elas assumem que tem algo errado com
elas.
. Existem bons tratamentos e maus
tratamentos, existem tratamentos que funcionam para alguns e para outros não. E
ainda existem muitos que são desconhecidos. Alguns recaem porque não
desenvolvem habilidade para continuarem sóbrias. As chances são boas se encontrar um programa que use um Plano de Prevenção à Recaídas e que possa
conseguir uma sobriedade mais duradoura.
Na boa, vai se tratar, esta viajando, lógico que o programa de 12 passos, de grupo de ajuda mutua funciona...se liga meu
ResponderExcluirLI TODO O TEXTO ACIMA , COM BASTANTE ATENÇÃO, E PERCEBI QUE EM MOMENTO ALGUM, O PROF.CESAR AUGUSTO PEREIRA CONDENA QUALQUER TIPO DE TRATAMENTO. PERCEBI QUE O ENFOQUE MAIOR SE REFERE A QUE, PARA CADA PESSOA EXISTE UMA FORMA ADEQUADA DE TRATAMENTO.
ExcluirPERCEBI TAMBEM, QUE UMA VEZ FEITO O TRATAMENTO INADEQUADO AS CHANCES DE RECAIDA SÃO GRANDES.
AS PESSOAS QUE ENCONTRAM O TRATAMENTO COM O QUAL SE IDENTIFICAM, TEM AUMENTADAS EM MUITO AS SUAS CHANCES DE FICAREM CURADAS PRA SEMPRE, MAS A REALIDADE QUE VEJO É ALGUMAS PESSOAS PASSANDO MESES EM TRATAMENTO E DEPOIS VOLTAM PARA O VICIO. PARA MIM ISTO E BASTANTE OBVIO: SIGNIFICA QUE A PESSOA NÃO ENCONTROU O IDEAL PARA SI MESMO.
FICOU BEM CLARO PARA MIM QUE A PROPOSTA DE CESAR AUGUSTO É COM RELAÇÃO AS RECAIDAS.
ELE PROPÕE TECNICAS INOVADORAS E PELO QUE PESQUISEI A RESPEITO DELE, ELE POSSUI UMA BAGAGEM DE EXPERIENCIAS E CONHECIMENTO BASTANTE GRANDE .
ISSO TEM QUE SER LEVADO EM CONTA, AFINAL O QUE SE QUER É A CURA COMPLETA. ESTAMOS AQUI FALANDO DE UNIÃO DE FORÇAS.
O PROF. CESAR AUGUSTO PROPÕE E BUSCA A INTRODUÇÃO NOS TRATAMENTOS, DE ATIVIDADES E TECNICAS QUE NÃO SÃO USADAS. E ENTÃO EU ME PERGUNTO PORQUE TANTA RESISTENCIA AO NOVO?.
AS PROPOSTAS DE CESAR AUGUSTO SÃO INOVADORAS; ELAS SE REFEREM À DESCONSTRUÇÃO DE CRENÇAS E TRAUMAS QUE INCITAM AO VICIO E TAMBEM UMA CONDUTA DE TRATAMENTO, DO CORPO, ATRAVEZ DE TERAPEUTICAS NATURALISTAS EVITANDO ASSIM, QUE O CORPO DO PACIENTE SE ENTOXIQUE.
SEMPRE FOI ASSIM : TUDO QUE É NOVO GERA DESCONFIANÇA, MAS A CIENCIA ESTÁ MUDANDO, TUDO ESTÁ MUDANDO E AI EU PERGUNTO PORQUE AS CLINICAS TAMBEM NÃO SE RECICLAM OU PELO MENOS OFERECER UM TRATAMENTO COM A INTRODUÇÃO DE NOVAS IDEIAS SOMADAS ÀS ATUAIS, ASSIM AMPLIAM-SE E MUITO AS CURAS.
Boa noite, César!!
ResponderExcluirConcordo que qq que seja o tratamento, o paciente tem que estar empenhado em querer se tratar. Assim como na cirurgia bariátrica, tenho amigos que voltaram a engordar. Primeiro só recebemos ajuda se estivermos dispostos a isso!!
Li tambem todo o texto,o que ele esta querendo dizer não é que o tratamento dos 12 passos ou de ajuda mutua não funcionam, funcionam sim!! Dependendo de vários fatores como por exemplo desde o empenho do adicto e sua familia como da forma em que é recebido e aplicado esse tratamento mas como a amiga Delia short disse, tudo o que é novo as pessoas tem uma certa resistência justamente por ser NOVO mas que ...as chances são boas se encontrar um programa que use um Plano de Prevenção à Recaídas e que possa conseguir uma sobriedade mais duradoura.(Cesar...)Você estará agregando mais valor a seu tratamento, mais segurança. Acredito que tudo é válido o conhecimento nunca é demais. Se não deu certo um, dará outro!!!! É nítido que o César Augusto Pereira tem conhecimento e entendimento do que ele fala, fala com propriedade sempre com explicações de como, onde, porque...tem pessoas que apenas com uma internação se curaram e outras não!! Elas passam por várias e às vezes nem assim adianta. Como tudo na vida, ninguém é igual a ninguém, as pessoas não reagem sempre da mesma forma afinal o que seria do branco se todos gostassem do preto não é mesmo?... Falo por experiência própria, ele tem ajudado a mim e a meu marido, e por algum motivo "suspendemos" o tratamento mas ja senti a diferença e a falta que fez, estamos nos tratando novamente e alguma melhora ja teve tanto eu quanto meu marido olhamos com outros olhos. Vamos conseguir sair dessa? Hoje posso dizer que acredito nisso, há 1 mês atrás eu não diria.
ResponderExcluir