segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

PPR - As Crenças Erradas


PPR - As Crenças Erradas

2 - As Crenças erradas sobre a presença e a natureza dos sinais de aviso:

Um pensamento comum é o de que a recaída acontece subitamente sem sinais de aviso. Essa crença leva a um sentimento de desesperança e de impotência. A recaída continua sendo um processo misterioso sobre o qual as pessoas em Recuperação têm pouco ou nenhum controle, e a única coisa que podem fazer é esperar e rezar para que não tenham uma recaída.

Na verdade existem muitos sinais de aviso que vem antes da recaída. Uma vez que se reconheça administre estes sinais de aviso iniciais podemos interromper o processo antes que comece. Se o adicto estiver preso na crença inicial de que a recaída é o uso só irá reconhecer alguns dos sinais de aviso. Ou seja, vão identificar apenas os sinais de aviso relacionados a usar.

Estes sinais são:
A. pensar em usar
B. desenvolver uma compulsão para usar
C. se colocar em situações em que os outros estão usando
D. parar de frequentar grupos de auto ajuda e atividades da recuperação

Estar pessoas creem que sabem quando chegam os sinais de aviso, e se limitam a tudo relacionado ao uso, hábitos e lugares de ativa, claro que fazem parte mas e muito mais. Não conseguem perceber que a negação contínua na sobriedade pode bloquear o reconhecimento destes sinais de aviso.

O ponto final neste raciocínio leva ao pensamento e crença errada. “Desde que não estou pensando em usar e vou às reuniões tudo vai estar bem”. O problema com esses sinais de aviso é sério, pois eles chegam muito, mais tarde no processo de recaída. E quando isso acontece eles perderam o controle do comportamento e do julgamento. Por este motivo eles são incapazes de reconhecer ou fazer algo para interromper esses sinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário