terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

NEGAÇÃO COMO SOA


NEGAÇÃO COMO SOA
(Adaptado de Melodie Beatie)

5 - Nos sentimos às vezes defensivos sobre o que estamos negando. As pessoas podem sentir isso, tendo sido verbalizado ou não, mas é melhor não falar nisso. O problema não pode ser descuido.
6 - Um sentimento como o de estar desligado ou fora contato consigo é na maioria das vezes sinal de negação. Podemos estar desligados de nós mesmos e da nossa capacidade de sentir e pensar.
7 - Negação por muito tempo pode fazer com que uma pessoa se sinta doente e até pode ficar doente, mental ou fisicamente. Pode ter dores de cabeça, dores no estômago, dores nas costas etc. Pode ser menos resistente a doenças e ficar doente mais vezes que o normal.

COMO SOA
Quem está em negação pode dizer a elas e aos outros que:

1 - Não é assim tão mau. (minimizar)
2 - Não tem importância.
3 - Não me importo.
4 - Estou muito ocupado para pensar nisso.
5 - Não sou tão mau quanto tal pessoa. (comparação)
6 - Foi muito divertido. (memória eufórica)
7 - Eu fiz, mas por que. (justificação)
8 - Não tenho esse problema mas um monte de gente que conheço tem. (projeção)
9 - Não poderia ser assim porque sempre fui o contrário. (compensação)
Esta lista não é completa, é apenas para dar uma ideia da comunicação que acompanha a negação.
O complemento deste texto está na postagem: Trabalhar a Negação em você para ajudar os outros.
Comentem, eles nos ajudam a melhorar o que escrevemos. Compartilhe com os amigos para que conheçam. Até

Nenhum comentário:

Postar um comentário