sábado, 16 de fevereiro de 2013

DEFINIR A RECAÍDA


DEFINIR A RECAÍDA

Uma recaída no uso ativo de químicos pode ser desmoralizante para uma pessoa em recuperação. Como é que você pode reconstruir o que se desmoronou e ganhar novo ímpeto para entrar em recuperação outra vez? Vamos falar mais um pouco de recaídas e ajuda-lo a compreender o que é que correu mal e como voltar ao bom caminho. Ajudá-lo-á a estabelecer o seu plano pessoal de prevenção de recaída de forma a não continuar a fazer as mesmas coisas autodestrutivas repetidamente.
            Nem todas as pessoas que estão se recuperando de uma adicção recaem, mas a possibilidade que isso aconteça está sempre latente. Embora recair faça parte da doença da adicção, há muita coisa que pode ser feita para evitar a recaída. E, se você tiver tido uma recaída - mesmo várias - nunca mais precisa passar por outra. Este estudo pode ajudá-lo a passar de um estado em que teve uma recaída para um estado no qual se encontra a recuperar.

- A primeira definição de recaída é geral e pode aplicar-se a qualquer doença: Uma recaída é voltar a cair num estado anterior, ou voltar a uma fase ativa de uma doença depois de uma recuperação parcial.
·      Dê atenção à frase depois de uma recuperação parcial.
·      A menos que alguém tenha estado em recuperação de uma doença, é impossível recair.

            - A segunda definição é mais específica das doenças adictivas: Uma recaída de uma doença adictiva é um regresso a atitudes, pensamentos, sentimentos, emoções e comportamentos que fazem recuar para a adicção ativa.
·      Para um alcoólico ou outro adicto a drogas, um regresso a estes padrões significa um retorno eventual à bebida ou ao uso de outras drogas.
·      Para uma pessoa que tem problemas com a comida, um regresso a estes padrões significa um regresso eventual aos excessos alimentares ou o recurso ao vômito.
·      Para um jogador compulsivo, um regresso a estes padrões significa um eventual regresso ao jogo compulsivo.

            Observe mais atentamente esta segunda definição. Repare que, em primeiro lugar, a pessoa volta aos velhos padrões de pensar e sentir - às velhas atitudes e comportamentos - e depois retorna a adicção ativa.

A maior parte das pessoas em recuperação está pronta a admitir que volta por vezes aos antigos padrões de comportamento ou às velhas formas de pensar. Chama-se, com frequência, a isto pensamento negativo. A menos que esta situação se altere, ela conduzirá geralmente ao uso. As pessoas que estão a realizar um bom programa de recuperação rapidamente se tornam conscientes de que descarrilharam em direção a esses velhos padrões, e sabem o que têm de fazer para regressar ao bom caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário