segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

NEGAÇÃO AS FASES 2


NEGAÇÃO AS FASES 2

  Choramos pelo que perdemos, e também pelo que vamos perder. A tristeza pode levar horas, dias, semanas ou até meses. Quando nos rendemos o processo começa. E a Depressão só passará  quando o processo for todo ultrapassado.

.    .   ACEITAÇÃO

.       No momento em que não precisamos mais bloquear a raiva, fazer acordos e depois de ter ligado com a tristeza chegamos à fase da Aceitação. Ela não deve ser confundida com uma fase feliz. É vazia de sentimentos, é como se a dor tivesse ido embora.

 .      Estamos em paz e livremente Admitimos a nossa Impotência perante Adicção e o Adicto. Deus nos deu a Serenidade para Aceitar o que não podemos modificar. Depois da Aceitação crescemos. Podemos aceitar a perda e crescer, mas o caminho não é fácil. Precisamos nos agarrar à esperança, em todas as fases ela é uma linha de vida. É importante entender e assinar um compromisso com este processo.

 .      É positivo entender o Luto e a Negação. As pessoas que sofrem estão vivendo este processo. O que precisamos é nos permitir e aos outros a liberdade de lutar, sentir e falar sobre este processo quando quiserem.

 .      Lembram-se daquela mulher no começo da negação? É uma alcoólica em recuperação que passou anos negando que o marido era um alcoólico. Depois que parou de negar passou por um longo tempo de raiva e depressão. Ficou com medo e confusa. Quando notou que não estava maluca, mas sim, experimentando a dor se sentiu melhor. Continuava triste, mas agora sabia o motivo.

.      Entender o processo não vai tirar a necessidade de atravessá-lo, mas vai ajudar a relaxar, ter menos medo e lidar com ele, em vez de lutar contra ele. E entendendo este processo podemos ser uma boa ajuda para os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário