domingo, 10 de fevereiro de 2013

PPR - CRENÇAS ERRADAS


PPR - CRENÇAS ERRADAS
(adaptado de Terence Gorski)

1 - As crenças erradas sobre o papel do químico na Recuperação e na Recaída:

As pessoas que tem certa tendência à Recaídas creem que Recuperação é estar em Abstinência do uso químico e que Recaída é quando voltam a usar. Isto os leva a acreditar que enquanto se mantiverem limpos e em Abstinência estarão em Recuperação e se voltarem a usar Recaíram. Como resultado acreditam que ficarem sem usar é o objetivo principal da recuperação.

A abstinência é apenas um pré-requisito para a verdadeira recuperação que envolve realizar uma série de tarefas (ter post MRE) diariamente que vão permitir lidar com a síndrome de abstinência aguda (dura até 20 dias) e demorada (pode durar até 10 anos) além dos danos biopsicossociais causados pela adicção. Recuperação é  muito mais do que parar de usar, é aprender como viver confortavelmente e expressivamente sem o Químico.

Quando os sintomas do uso são interrompidos pela abstinência, são substituídos pelos sintomas baseados sobriedade que podem ser tão severos que te levam a perder o controle do julgamento e do comportamento mesmo estando sóbrio. Muitos dos que tem uma recaída dizem que se sentem tão perdidos na Recuperação que a volta ao uso parece uma ação positiva.

A dor que sentem é tão grande que creem sobrarem apenas três escolhas: medicar a dor usando, suicídio ou insanidade. Pelas opções a da volta ao uso parece ser a melhor escolha.

Sintomas baseados na sobriedade: incluindo os sintomas da abstinência aguda e demorada, incapacidade de lidar conta vida sem usar da crise criada pelos danos biopsicossociais da adicção

Nenhum comentário:

Postar um comentário