quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

NEGAÇÃO Parte 1


.   NEGAÇÃO Parte 1
.   (adaptado de Melodie Beatie)

"Você descobre que alguém da família é um adicto e que você está com problemas com seu próprio Comportamento e Co-De pendência. Está novamente sendo afetada pela adicção só que de modo diferente. A consciência veio de repente. Você passa os meses deprimida, com raiva e cansada de si. 'Não posso crer que levei anos para perceber. Sabia tudo sobre adicção. Como pude Negar tanto tempo? Me recuso em aceitar a realidade'."
Seja você ou alguém próximo sendo afetado pela negação. isto pode trazer confusão e frustração, pode interpretar como estupidez, absurdo ou insanidade. Ela é simplesmente um mecanismo para lidar com a perda e a dor.
Precisa perceber e aceitar a Negação como uma ferramenta legítima do processo de Aceitação e Luto (já postamos uma adaptação sobre o Luto de Elisabeth Kubler Ross). Nós vamos ver não como eliminar a negação e sim como encontrar formas que nos ajudem na necessidade de usar. Não estamos falando da mesma Negação do Adicto que diz que está limpo.

. FERRAMENTA OU ARMA?

.      O que é essa sombra que abafa as pessoas, apaga sua sensibilidade as deixando cegas para a realidade? Que Mudanças acontecem que mudam as pessoas de razoáveis em irracionais? Como podem dizer: "Isso não é assim". Esta sombra é chamada de Negação.
 .      Os Psicólogos dizem que ela é uma defesa consciente ou inconsciente que usamos para evitar, reduzir ou prevenir a ansiedade quando somos ameaçados.
 .        Quem está em Negação pode estar mentindo, negando em Admitir a verdade sobre algo. Mas ela não está fazendo isso só para os outros, está fazendo a si mesmo também.
 .      A negação trabalha a nível profundo. Dizemos mensagens a nós mesmos quando algo ameaça nos machucar, nos enganamos acreditando que "Não é verdade".

Nenhum comentário:

Postar um comentário