sexta-feira, 12 de abril de 2013

ATUALIZE SEU PLANO DE PREVENÇÃO PARA DAR CERTO



Seguimento em Atualizar seu Plano de Prevenção -

O PPR deve ser compatível também com o programa da família, se ela estiver fazendo um porque muitas não fazem. Deve se tornar um hábito. Temos que adquirir o hábito de praticar o programa de prevenção. É preciso revisar e atualizar os programas de tempos em tempos regulares e prestar atenção em reconhecer novos problemas (sinais e sintomas que ameaçam a sobriedade).

O PPR deveria se tornar parte e integrar a recuperação, ao menos na metade do tratamento (já e disse isso e repito) com treinamento e reconhecimento dos sinais e sintomas que todos têm. A consequência disso vai ser uma sobriedade confortável e a garantia de que se tem um reconhecimento de recaída, que se podem identificar os próprios sinais e que tem um plano de ação para não permitir que estes se desenvolvam, aqui terminamos com os nove passos do Programa de Prevenção à Recaídas que você vai trabalhar daqui em diante. Aqui terminamos esta parte. Mas tem a próxima que é muito importante. A família.


- O envolvimento da família –
Em grande parte dos casos o adicto é o primeiro membro a perceber que está descontrolado e precisa de ajuda. A não ser nos casos do crack em que as coisas começam a sumir, a família entra em desespero e quer ajuda, mas grande parte das vezes não consegue porque some.

 Mas as maiorias dos familiares recusam o fato de que eles têm um problema e que precisa de tratamento especializado. Acreditam que é só parar de usar, que ele é apenas um sem vergonha. Esses membros da família negam seu papel na família dependente jogando seus problemas pessoais e familiares no adicto.

Ele é o bode expiatório, tudo acontece por causa dele. Desenvolvem expectativas irreais de como tudo vai melhorar com a abstinência, e, quando não são alcançadas agridem o adicto pelo fracasso, embora ele esteja fazendo seu programa de recuperação com sucesso. Mas continuamos na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário