terça-feira, 2 de abril de 2013

Passo oito do PPR - Não pode se recuperar sozinho




Você não pode se recuperar sozinho

"Você não pode se recuperar sozinho" Continuando no passo 8 dos 9 do PPR, o envolvimento com pessoas que sejam importantes para você. Podem ser familiares, companheiros de trabalho, vizinhos, um ou mais padrinhos, enfim, qualquer pessoa que se importa realmente com você. Mas não vai adiantar alguém
Essas pessoas vão te sinalizar e ajudar, te ouvir, pois precisa ser ouvido. Faça uma lista dessas pessoas com quem tem contato sempre, escolha as que você acha que sejam importantes para te ajudar a evitar a recaída. Esta vai ser sua rede de intervenção. Lembre como cada um agiu antes, te ajudaram? Disseram o que precisava ouvir ou só te deram bronca, isso não ajuda, só causa revolta e atrapalha.
 Por isso digo para escolher a dedo. Agora faça uma reunião com elas em um lugar neutro e diga o que gostaria que fizessem quando forem reconhecidos os sinais e sintomas de Recaída. Mostre a elas sua lista de sinais pessoais que separou, lembre-se de que tem que estudar todos para pelo menos separar 5 ou talvez mais, depende de sua identificação. Forme uma rede de apoio sobre o que deverão fazer se voltar ao uso como antes.
 A principal atitude esperada é que te mostrem que algo está errado e perguntem o que vai fazer e como está se sentindo, não podem te criticar ou porão tudo abaixo. Ensaie e represente uma situação na qual está mostrando sinais de aviso e procure negar esses sinais quando você fica numa pior.
O que essas pessoas estão dispostas a fazer quando a negação for ativada, porque é a primeira coisa que vai acontecer e você vai dizer que não tem nada errado. Permita que sua rede participe de sua recuperação. Os encoraje a apoiar o programa e rejeitar apoio aos seus sinais de aviso.
 César Augusto Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário