sábado, 5 de janeiro de 2013

A Aceitação


 A Aceitação

“Ajuste-se sempre ao que te pedem que aceite.
  Ajuste-se a ele e depois amolde-o do seu jeito”
Robert Frost


            Quando se fala em aceitação fala-se em flexibilidade, em nadar a favor da corrente, em ceder, em usar a não resistência, como pregam algumas artes marciais como o Aikidô,  Tai chi chuan,  Jiu jitsu, etc. “Use a força do seu oponente contra ele mesmo, se ele empurrar, puxe; se puxar, empurre; saia do caminho se vier em sua direção com violência.”
            Assim como a água que se amolda e assume a forma do espaço que ocupa, aceitamos o momento presente tendo consciência de que nem tudo pode ser da maneira que queremos ou quando queremos.
            A “Oração da Serenidade” do AA ( alcoólatras anônimos) tem proporcionado junto com seu programa de Doze Passos uma nova vida para milhões de pessoas em todo o mundo, e não apenas de seus grupos, pois é utilizado por inúmeros outros grupos anônimos e também terapeuticamente em consultórios para a transformação de seus pacientes. Ela é dividida em três partes que vamos analisar separadamente.

              “Concedei-me senhor
“A serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar:- são muitas as coisas que não posso mudar, o passado já foi e não posso me manter preso a ele me arrependendo e me culpando, o que disse ou deixei de dizer, o que fiz ou deixei de fazer; posso aprender com ele, com as experiências que não deram certo e com as que deram, usando isto para viver o meu presente e construir outra coisa que não posso mudar: o futuro, ele se realiza hoje através do meu plantio e das minhas realizações atuais; e as outras pessoas, preciso aceitar o fato de que posso ser mais prestativo e atencioso com meus familiares, amigos e conhecidos, porem, não esquecendo de que devo ser assim comigo em primeiro lugar pois se eu não estiver bem não poderei ser prestativo e atencioso com mais ninguém. As pessoas continuarão fazendo as coisas a maneira delas não importando o que eu diga ou faça; o que posso mudar é a mim mesmo, a minha aceitação em relação ao outro.
                   Coragem para modificar aquelas que posso:- ou seja, a minha maneira de pensar ou agir, os meus sentimentos em relação ao próximo, as minhas crenças e convicções que muitas vezes podem estar erradas, ao invés de julgar ( o Universo não me julga) e criticar, procurar aceitá-los como são estando interessado em ajuda-los a crescer, em todos tiveram as mesmas oportunidades de crescimento ou compreensão. Mudar as minhas emoções apostando no amor, amizade, paz de espírito, coragem, fraternidade, respeito e alegria no lugar do ódio,, inveja, medo, ciúme, amargura e tristeza; com “honestidade, mente aberta e boa vontade” poderei fazer isso.
                   Sabedoria para distinguir umas das outras:- percebendo como minha vida está ligada a de outras pessoas, acreditando que os que estão mais próximos o estão por motivos divinos, pois não acredito em coincidências e sim em sincronicidade, pedimos sem perceber ao Universo o que precisamos e recebemos o que merecemos  de acordo com nossos atos, posso assim compreender que se não gosto de alguém ou alguma situação e isso me agride de alguma maneira, devo examinar o que está se apresentando neste momento pois a lição está ali, e talvez deva mudar meu comportamento, analisar minhas reações e atitudes para ver se não preciso mudar algumas delas, pode ser também que algumas coisas em que acreditava devam ser reavaliadas também. Tudo isso antes de julgar, condenar, executar; pensar e repensar porque somente assim posso me aceitar e perdoar.

             Quando surgir uma situação que se percebe não poder modificar deve-se agradecer a Deus ela ter se apresentado, existe ali alguma lição para se aprender e fortalecer o espírito. Quando fazemos orações, na grande parte das vezes não sabemos faze-las; fazemos pedidos que muitas vezes não merecemos e recebemos lições para valorizar o que temos e agradecer por isso. O Universo vai me responder da mesma forma que me dirigir a ele, mas nem sempre do modo que espero, posso ter surpresas, exemplo: quando pedir paciência e receber situações que me façam perdê-la para exercitar, fortalecer e valorizar a paciência. As pessoas que me façam passar “raiva” devem ser abençoadas pois estão ali a meu pedido inconsciente para aprender a lidar com minha raiva. O ser humano deveria aprender com os maiores mestres em aceitação que existem: os gatos, se você barra sua passagem ele procura seguir por outro lado, e outro, e ainda outro, ele insiste mas aprende que as vezes é melhor deitar e relaxar aguardando uma nova chance do que desperdiçar energia a toa. Os humanos ao contrário se irritam, resistem e se deprimem, o que faz mal não apenas a eles mesmos, mas também a quem está próximo pois o seu estado de espirito afeta quem esta em volta, e esta é a única maneira de mudar o outro, mudando a si mesmo pois isso influenciará o meio em que vivemos.


César Augusto Pereira




3 comentários:

  1. Primeiramente PARABÉNS pelo seu blog, em segundo lugar agradeço por você ter entrado na minha vida, como já te falei eu acompanhava seus posts que me ajudavam e agora mais ainda estarei acompanhando e aprendendo mais com seus ensinamentos que estão me dando luz e com certeza procurando colocar em prática tudo o que venho aprendendo com você!!!! Muito obrigada por tudo, que Deus continue te iluminando. O seu trabalho é maravilhoso com certeza.Abraços,
    Ivanise.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Ivanise. Elogios fazem bem à alma e ao coração. Vou procurar continuar sempre assim, porque como dizia o Dr Bach: "Devemos ter um forte propósito na vida e dedicar todo nosso amor a ele. Esse é o único caminho da cura". Abraços fortes de luz. César

    ResponderExcluir