sábado, 9 de fevereiro de 2013

Recuperação e Recaídas - as crenças


Crenças erradas sobre Recuperação e Recaídas -

O que são crenças? São as coisas que acreditamos como sendo verdadeiras. Quando falarmos nas Sete Etapas da Transformação (adaptado de Glória Karpinski) que eu uso para avaliar em que ponto do tratamento o paciente está, na primeira etapa - a Forma - vamos falar mais sobre o assunto, pois são muitas as crenças que temos que mudar.

Na Prevenção à Recaídas o primeiro passo é entender como a Recaída funciona. Quanto mais entender sobre ela menor será o risco de senti-la na pele. Não podemos nos proteger de algo que não sabemos nada a respeito. Muitas pessoas têm crenças erradas sobre o assunto e agem como se fossem verdadeiras

O problema com as crenças erradas é que elas evitam que o problema real seja resolvido e sanado, o que é necessário para interromper o ciclo da recaída. Mais adiante, em outra postagem vou procurar mostrar os pontos de estrangulamento em cada uma das seis fases do MRE (modelo de recuperação revolucionário) que já postamos em janeiro.
É muito importante entender como funcionam esses pontos, pois estão relacionados ao que chamamos de Recuperação Parcial, que é quando ela não é completa.

Este é um dos fatores que levam à recaída se você não houver entendido e aprendido a aplicar. Os comportamentos inadequados conduzem a um ciclo de recaída e assim as falsas crenças se tornam reais verdadeiras. As crenças erradas que estacionam a recuperação dos que tem tendência à recaídas são  divididas em quatro itens que são:
1. As crenças erradas sobre qual é o papel que o químico e os comportamentos obsessivo-compulsivo cumprem.
2. As crenças erradas sobre a presença e a natureza dos sinais de aviso da recaída.
3. As crenças erradas sobre o significado e o papel da motivação na recuperação
4. As crenças erradas sobre a eficiência do tratamento

Um comentário: